4º Passo – Pesquisar sua genealogia

AVISO IMPORTANTE

O novo endereço do site é diariodacidadaniaitaliana.com
Os comentários neste post foram desativados. Para  ler o post e deixar seu comentário, favor  acessar neste link.


Ok, você não descobriu perguntando aos seus familiares todas as informações que precisava para buscar a certidão italiana. E também não conseguiu reunir todas as certidões que precisa apresentar para reconhecer sua cidadania.

Não tem problema. Você precisará então, pesquisar mais a fundo a sua genealogia.

Pesquisa Genealógica

A Genealogia é o ramo da História que se dedica ao estudo das famílias, à sua origem e evolução.

A pesquisa genealógica é antes de tudo uma busca paciente de documentação que deve iniciar-se tendo por base os registros de nascimento, batismo, casamento e óbito.

Nestes registros você obterá informações essenciais para o estudo de qualquer família: duas ou até três gerações com os nomes das pessoas, datas, naturalidades, moradas, profissões, relações de parentesco com os padrinhos e testemunhas etc.

Sua certidão de nascimento, as certidões dos seus pais e os documentos e relatos familiares coletados são o ponto de partida. Eles te sinalizarão para onde seguir com a pesquisa genealógica.

Entenda melhor como fazer o levantamento de informações familiares.

Fontes de pesquisa

Registos Civis

Nas certidões de nascimento, casamento e óbito você provavelmente encontrará todas ou quase todas as informações que precisa para conseguir reunir a documentação da cidadania italiana. Tais certidões você encontrará nos cartórios onde foram realizados os atos.

Mas como chegar até estas certidões?

Para descobrir em qual cartório encontra-se cada certidão, comece verificando as informações sobre seu pai ou mãe (dependendo de quem for o descendente do italiano) na sua certidão de nascimento.

Nela encontrará a citação do local de nascimento dos seus pais bastando depois, entrar em contato com o cartório da cidade em questão para solicitar a uma segunda via do documento.

Siga este raciocínio para localizar todas as demais certidões, do italiano até você.

Se não encontrar citação de locais em algumas das certidões, pesquise nos cartórios situados em localidades ligadas à história da família. Atualmente na internet é possível fazer pesquisas em base de dados de registros civis de diversos estados brasileiros.

E sobre o antepassado italiano? Como encontrar informações sobre ele?

Para encontrar informações sobre o italiano, as certidões civis mais importantes são:

De casamento do italiano
Se o casamento do italiano tiver acontecido no Brasil, provavelmente nesta certidão encontrará a naturalidade dele. Na grande maioria dos casos, a referência é apenas à província de nascimento. Com mais sorte, encontrará a citação do comune (cidade) de nascimento.

A filiação e a data de nascimento (ou pelo menos a idade de quando se casou) – informações essenciais para a emissão da certidão de nascimento italiana – também constarão nesta certidão.

Verifique no cartório onde ocorreu o casamento se há alguma informação extra no livro de casamentos que não consta na certidão. Se também não houver nada no livro, tente obter junto ao cartório uma cópia do processo de “habilitação de casamento”. Trata-se da cópia de todos os documentos que foram apresentados pelos noivos para poderem se casar. O processo de habilitação é uma fonte enorme de informações.

De nascimento do filho do italiano
Se o italiano não tiver casado no Brasil, esta certidão passa a ser a mais importante. Nela é possível encontrar a filiação do italiano, alguma referência à naturalidade dele, a idade que tinha quando o filho nasceu e o nome do cônjuge, essencial para a requisição da certidão de casamento italiana.

De óbito do italiano
É claro que esta é uma certidão importante pois se refere ao italiano porém, é comum encontrarmos informações erradas nesta certidão já que foi um documento registrado sem a presença do italiano, é claro.

Na certidão de óbito, você conseguirá verificar o ano aproximado que seu antepassado tinha quando faleceu, ou seja, conseguirá descobrir o ano aproximado de nascimento dele.

Se não encontrar a certidão de óbito, basta verificar onde o italiano encontra-se sepultado. A própria administração do cemitério informará a você em qual cartório se encontra a certidão.

Existe também as informações encontradas no óbito do cônjuge do italiano. Vale consultar esta certidão também.

 

Arquivos Públicos

Em todas as repartições e cartórios existe a seção de Arquivo. Com o passar dos anos, os documentos são enviados para os Arquivos Municipais, Estaduais e para o Arquivo Nacional.

O registro de entrada de emigrantes italianos no Brasil encontram-se em arquivos públicos.

Descobrindo em qual porto do Brasil seu antepassado desembarcou é possível pesquisar com mais facilidade o registro de entrada dele no país.

Uma informação importante encontrada nestes registros é o porto de embarque. Os imigrantes italianos, no geral, partiram de dois portos: do porto de Genova ou do porto de Napoli.

Em alguns casos o nome destas cidades acabam constando nos relatos familiares sendo confundidos com o local de nascimento do italiano, no entanto, podem indicar um caminho para pesquisa de naturalidade caso não se consiga esta informação em nenhum outro documento.

No geral, imigrantes do Norte da Itália partiram do porto de Genova e imigrantes do Sul, pelo porto de Napoli.

É possível pesquisar o registro de entrada de italianos no Brasil nos seguintes arquivos:

Ainda no Arquivo Nacional é disponibilizado a base de dados do Registro Nacional de Estrangeiros no período de 1939 a 1987.

Existem também arquivos na Marinha, no Exército e em outras repartições que retêm por muito tempo os seus acervos antes de encaminhá-los ao Arquivo Nacional.

O CBG (Colégio Brasileiro de Genealogia) no Rio de Janeiro além de permitir o acesso do público a mais de mil títulos de obras genealógicas de seu acervo, possibilita a localização em seus arquivos de todos os casamentos ocorridos na cidade do Rio de Janeiro de 1616 até o início do século XX.

Para registros de óbito do Rio de Janeiro é possível pesquisar nos arquivos da Santa Casa de Misericórdia.

 

Fontes Paroquiais

Os registros das paróquias da Igreja Católica são uma excelente fonte para a pesquisa genealógica no Brasil. Estes também podem ser os únicos registros disponíveis antes da implementação do registro civil.

Párocos realizavam os sacramentos do batismo e casamentos e outros santos sacramentos na paróquia sob sua jurisdição. Todos os registros originais paroquiais foram mantidos no arquivo paroquial e uma cópia duplicada foi enviado ao arquivo diocesano. Esses registros são uma fonte confiável para fazer a pesquisa genealógica em todo o Brasil.

 

Catálogos e Bases de Dados

Family Search

A maior estrutura de pesquisa até hoje organizada para permitir a difusão da genealogia em todo o mundo está nos Arquivos dos Mórmons da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, mais conhecida como Igreja dos Mórmons.

Registros italianos e brasileiros podem ser encontrados no portal Family Search.

Antenati

É um portal que disponibiliza arquivos digitalizados dos atos de estado civil existentes nos “Archivi di Stato”.

Pesquisa genealógica é um trabalho que demanda tempo, paciência e dedicação. Para muitos é inviável ou difícil se dedicar a este trabalho. Mas nem por isso você deve desistir da tão sonhada cidadania italiana.

Existem pesquisadores genealógicos que oferecem esse serviço, alguns especializados na pesquisa de italianos que migraram para o Brasil.

No entanto, sugiro que você parta para a contratação de um serviço de pesquisa genealógica somente depois de investigar em todos os documentos civis, pelo menos.

Quanto mais informações conseguir a respeito da origem dos seus antepassados, menos custosa será uma pesquisa genealógica e mais dados para pesquisa poderão ser fornecidos ao pesquisador, agilizando o processo e facilitando a pesquisa.

……………………………………………………………………..

Informação Importante (publicada em 05 de agosto de 2017):
Atualmente moro na Itália prestando serviço de pesquisa genealógica e busca de certidões italianas. Caso tenha interesse, solicite um orçamento pelo email contato@diariodacidadaniaitaliana.com

2 comentários

  1. Daniella Rodrigues Zanchetta disse:

    Tenho a certidao do Batismo do meu antepassado.
    Quanto vc cobra pra me enviar a via original p mim?
    Estou no Brasil.
    Uma prima minha tirou a pasta do Consulado imagine só p que ninguem mais tirasse a cidadania.
    Agora acredito que é preciso fazer intero teor tamber desta certidao ou nao?
    Sei que a de nascimento e as outras precisam. Nao sei se a de batismo precisa tambem.
    Agradeceria muipudesseudesse ajudar.
    Fica com Deus.
    Daniella.

    1. Bárbara Ferreira disse:

      Olá Daniella

      Para a cidadania italiana você precisará da certidão de batismo com citação de maternidade e paternidade assinada e carimbada pela cúria metropolitana que administra a igreja onde seu antepassado foi batizado.

      Vou te responder por email para poder de passar o orçamento da busca desta certidão.

      Um abraço!

Os comentários estão encerrados.